Olá, eu sou a

Sou doula de coração e por vocação. Sempre me deslumbrei com a gravidez, a maternidade e os bebés e quanto mais relembro os conhecimentos e a sabedoria que trago em mim, mais apaixonada fico por esta fase da vida em que doamos a vida.

Concepção Consciente – Vida Saudável




Bom dia!!!

Continuando com a partilha sobre Concepção Consciente, hoje trago-vos mais dois aspectos da nossa vida a ter em consideração quando planeamos engravidar. Estes, creio serem os mais óbvios e rápidos a serem lembrados nesta fase. São eles: Vida Saudável e Exames Físicos

Se tu és saudável, tu podes dar à luz uma criança saudável. Para além disso, a tua recuperação pós-parto será mais rápida e prazerosa. E o teu filho será mais saudável, feliz e radiante.

O que é uma Vida saudável?
Já lá vai o tempo que o conceito de ser Saudável era “Não estar doente”. Ser saudável é tão mais do que a ausência de doença.
Um estilo de vida saudável passa pela alimentação que tu escolhes, pelo exercício que proporcionas ao teu corpo e pelo descanso e sono, pelo relaxamento que proporcionas à tua mente, pela tua respiração completa, eficaz, plena, pela tua vitalidade e energia e pela tua consciência. 

1. Dieta saudável
Faz ajustamentos à tua dieta. Aumenta o consumo de fruta fresca, de vegetais verdes, vegetais cozidos em vapor, cereais, sementes e nozes. Chá de ervas ou de especiarias é recomendado em vez de chá preto ou café. Limita o consumo de açúcar branco e farinhas brancas porque enfraquecem o sistema nervoso e inibem a absorção de vitamina B e minerais. Substitui por açúcar não refinado, geleia de arroz, agave, sumo de frutas ou mel se necessário.
A ingestão  de vitamina E deve ser feito, tanto na mulher como no homem, alguns meses antes da concepção. Para a mulher a vitamina E ajuda na nidificação do óvulo fecundado na parede do útero. No homem, a vit. E aumenta a mobilidade e a vida dos espermatozóides. A Vitamina E está presente nos cereais, vegetais de folhas verdes, ervilhas, feijões, gérmen de trigo, sementes de sésamo, sementes de girassol e óleo de gérmen de trigo.

2. Desintoxicar o corpo
6 meses antes de conceber é importante fazer uma dieta saudável, para que o corpo não esteja intoxicado para a gravidez. Se tiveres um fraquinho pelo açúcar (como eu!) foca-te no bebé que queres gerar e sempre que te apetecer este lindo e saboroso veneno, imagina o teu corpo limpo, enérgico e pulsátil. Escolhe mantê-lo assim em vez de intoxicado com açúcar. Cada vez é um desafio. Mas vamos, nós conseguimos! 😀

3. Exercício físico
É bom visitar um osteopata ou terapeuta físico para corrigir o alinhamento físico. A tonicidade dos músculos , a respiração e a postura deve ser revista se tiveres algum desconforto.
Escolhe uma actividade física que te dê prazer e assume o compromisso contigo própria.
Queres fazer 2 caminhadas por semana? 1 aula de Yoga? Corrida? Saltar à corda? Nadar? O que mais te apetece? Procura ajuda especializada se for o caso. Encontra um treino que seja POSSÍVEL e FAZÍVEL para ti e leva-o até ao fim. Podem ser 15 minutos ao acordar ou ao deitar. O importante aqui é mexer o corpo para que o mantenhamos saudável, activo e enérgico.

4. Relaxamento e meditação
Pratica relaxar durante situações stressantes. Aceita este desafio. Respira fundo, abdominalmente quando sentes stress. Fecha os olhos por uns instantes e conecta-te contigo própria e com a tua respiração. Vais ver que de situação para situação vai sendo cada vez mais fácil manteres-te relaxada, sob tensão 🙂
Se te for possível, dedica 3, 5, 10 minutos por dia para ficares de olhos fechados a sentir a tua respiração. Se tiveres prática de meditação, escolhe uma e faz. 3 minutos são suficientes para termos efeitos. Qualquer bocadinho que dediques a ti própria é TÃO maravilhoso 🙂 

5. Massagem
 Massaja os ovários antes de saíres da cama, de manhã. Massaja gentilmente em pequenos círculos ou dá uma pequenas batidas nos ovários enquanto respiras profundamente, relaxando e libertando qualquer tensão acumulada. Os ovários são os primeiros órgãos onde a mulher carrega tensão.

6. Exames físicos
Os exames físicos, que avaliam o estado de saúde geral, devem ser feitos 6 meses antes da concepção. 
É importante consultar também o dentista, nesta altura, se tiveres algum tratamento para fazer.

[traduzido e adaptado do manual “Conscious PregnancyThe Gift of Giving Life” Tarn Taran Kaur Khalsa

imagem de http://farmaciarhamus.com.br/estilo-de-vida-saudavel-combate-o-envelhecimento/]

Se gostaste deste post, também vais gostar destes: