Olá, eu sou a

Sou doula de coração e por vocação. Sempre me deslumbrei com a gravidez, a maternidade e os bebés e quanto mais relembro os conhecimentos e a sabedoria que trago em mim, mais apaixonada fico por esta fase da vida em que doamos a vida.

Corrimento vaginal no início da gravidez – é NORMAL :)

Bom dia!
Mais uma vez, no meio de uma conversa com a querida amiga grávida, surgiu uma dúvida: corrimento vaginal abundante no início da gravidez é normal?
Sim, é! Está tudo bem! 🙂

É importante analisar o tipo de corrimento vaginal e estar atenta às características do mesmo como: cor, cheiro e se causa sintomas como vermelhidão, ardor ou comichão. Se o corrimento for esbranquiçado, ligeiramente aguado, sem cheiro e sem causar qualquer sintoma, este é um sintoma normal e comum de gravidez.
> Porque acontece?
As alterações hormonais normais da gravidez (o aumento de progesterona principalmente) aumenta o volume de muco produzido. Para além disto, o aumento de fluxo sanguíneo na zona uterina e vaginal também aumenta a produção de muco. O aumento de muco é também uma forma de protecção do desenvolvimento fetal.
Assim, fazer a diferenciação entre um muco saudável (sem cor, sem cheiro, sem sintomas) e infectado (cor esverdeada ou amarelada, odor forte, comichão, vermelhidão, ardor) é importantíssimo!
Caso o muco seja sinal de infecção é importante consultar o médico assistente e informarmo-nos sobre infecções vaginais na gravidez e respectivos tratamentos (que podem não ser medicamentosos :))
É importante, principalmente nesta fase, usar roupa interior confortável e de algodão ou linho para evitar a humidificação exagerada desta zona e evitar assim proliferação de bactérias ou fungos.
[fonte http://www.early-pregnancy-tests.com/symptoms.html 
http://pregnancy.lovetoknow.com/mucus-early-pregnancy 
http://www.donagiraffa.com/2012/07/corrimento-na-gravidez-sintomas-tratamento-e-prevencao.html]
imagem de http://jeje52.com/natural-ways-to-treat-vaginal-discharge-in-women/#sthash.BG9ZyM2F.qjtu]

Se gostaste deste post, também vais gostar destes: