No meio de leituras, encontrei um artigo SUPER interessante e que me faz todo o sentido partilhar aqui.
Quando comecei a estar mais atenta e desperta e isso veio naturalmente como consequência de fazer yoga, de estar com outras mulheres, de fazer trabalho emocional, de sentir emoções e permitir senti-las, etc….comecei a notar que muitas das pessoas que estavam em meu redor me diziam “GRATA”.
Na altura lembro-me de ficar atenta à emoção que existia em mim quando eu continuava dizendo “OBRIGADA”. A emoção ia sendo cada vez mais clara. E sempre que eu sentia vontade de dizer “Obrigada” o que eu sentia era realmente Gratidão! Uma enormeee gratidão.
Assim, fui experimentando verbalizar essa palavra “Grata” que era completamente fiel ao que sentia.

Hoje em dia, são várias as vezes que agradeço com esta palavra e o “Obrigada”, sendo igualmente sentido, não corresponde tão bem à emoção de Gratidão que me preenche e expande.
Assim, encontrando eu hoje este pequeno texto, achei deliciosa a forma como explicam tão bem esta diferença, aparentemente subtil entre “Grata” e “Obrigada” mas que na verdade não é tão subtil assim.
“A origem da palavra obrigado como forma de agradecimento vem do latim obligatus, particípio do verbo obligare, ligar, amarrar. É a forma abreviada da expressão fico-lhe obrigado, ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez. Quando nos tornamos devedores de outrem por serviço que nos foi prestado, criamos um elo de ligação, mesmo que momentâneo.
Já a gratidão vem do latim “gratia”, que significa literalmente graça, ou gratus, que se traduz como agradável. Significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido.
É uma emoção, que envolve um sentimento e portanto, não há obrigações, ligações ou amarrações.”
Tão bonito, não é?
Soltando amarras e usufruindo desta viagem que é a vida, sentido esta gratidão constante e contagiante!! 😀

[fonte http://www.antroposofy.com.br/forum/download/artigos/A%20diferenca%20entre%20obrigado%20e%20gratidao.pdf e http://odespertardahumanidade.blogspot.pt/
imagem de http://aconstelacaofamiliar.blogspot.pt/2011/06/gratidao.html]
244 Comments