A homeopatia é relativamente recente na minha vida. Lembro-me até de, quando fiz formação com a Naoli Vinaver, há 2 anos atrás, ouvir sobre homeopáticos no Parto e torcer o nariz. Não me sentia minimamente à vontade com o tema, e não me inspirava uma confiança por aí além.

Depois conheci a minha Naturopata e fui entrando, aos poucos, no tema.

A homeopatia ganhou realmente força e importância para mim quando comecei a acompanhar partos em casa. As parteiras com quem trabalhei costumam usar e pude ver, ali, os efeitos imediatos desta medicina.

Depois cruzei-me com uma mãe que cuida do seu filho, de 3 anos, altamente alérgico e com diagnósticos “crónicos” com homeopatia (apenas) e fiquei ainda mais fascinada.

Em Julho decidi que ia pesquisar mais sobre o tema e ia munir-me desta “magia” para o meu próprio parto.

Reuni informação de alguns livros, criei um esquema prático para que, quem esteja comigo possa ser participante activo no processo, e levei à Naturopata para que confirmasse a segurança da informação (não só para mim mas para poder partilhar convosco!).

 

Estes são os quadro finais:

 

Como podem ver é ainda muita informação e vários homeopáticos. Para quem já tem homeopatia, pode ser apenas necessário acrescentar os que não tem. Para quem, como eu, não tinha nada, pode ser um bocadinho assustador ver tantos nomes e tantos “tubinhos” para comprar.

O que fiz, na consulta com a Naturopata, foi adequarmos especificamente para mim. Considerando a minha constituição, as minhas questões emocionais mais fortes e presentes, alguns traumas que possam existir e o próprio curso da gravidez.

É assim que acho que faz mais sentido usar o homeopatia. Quanto mais personalizado, melhor! O meu conselho é que pegues nesta lista, leves à tua Naturopata e possam criar o teu plano pessoal de preparação para o Parto, Trabalho de Parto e Pós-Parto (para ti e para o bebé, se assim entenderes).

Espero realmente que a informação partilhada seja útil para todos e que possamos sentir-nos ainda mais empoderadas e confiantes no processo do Nascimento.

 

Contacto da Naturopata que me acompanha:

Marina R. Lourenço – marinarocha@msn.com

Consultório em Sintra e Amadora

 

(imagem retirada de http://myrtlebeachbirthservices.com/top-10-homeopathic-remedies-for-child-birth/)