A que necessidades tuas eu dou resposta?

Cada vez há mais doulas, felizmente.

No início da minha carreira como doula (ahah, é tão giro dizer isto), por vezes, quando pensava na quantidade de mulheres que estavam a fazer formação e que, em breve, prestariam o mesmo apoio e serviço do que eu, uma parte minha ficava aflita. “Ah! E se depois os casais não precisam de mim porque têm mais doulas disponíveis? E se estas doulas são melhores do que eu? E se o meu trabalho e missão fica “abafado” pela concorrência?”

Outra parte minha, imediatamente vinha e dizia “Não, repara, se todas as mulheres forem doulas, todas as mulheres sabem a importância do trabalho da doula, por isso, TODAS as mulheres vão querer ter uma doula! Há espaço para todas e que revolução seria (será!) quando todas as famílias tiverem a sua doula!!”

Sei que há muitas mulheres que já sabem o que as doulas fazem, a nossa mais valia e que já nos procuram (waheguru!) e sei também que ainda há muita falta de informação e, muitas vezes, só reconhecem o benefício de ter tido uma doula tarde demais.

Ainda há muitos mitos e pouco reconhecimento da importância do nosso trabalho. Muitas vezes as grávidas nem sabem porque precisam de uma doula. Acham que não precisam até serem confrontadas com desconfortos insuportáveis, com alterações emocionais gigantes, com um parto traumático e com pós-parto “demasiado” intenso.

Assim sendo, resolvi escrever um tratado para ti e dizer-te, claramente, porque tu precisas de uma doula e de que forma eu te posso ajudar:

  • Precisas de te informar
  • Precisas de te empoderar
  • Precisas de te conectar contigo mesma
  • Precisas de te conectar com o teu bebé
  • Precisas de te conectar com o teu companheiro/a
  • Precisas de olhar para as tuas ferida com amor para as poderes curar
  • Precisas de aprender a tranquilizar-te e desenvolveres essa capacidade em ti
  • Precisas de parir sentindo-te respeitada, empoderada e segura para te sentires plena com o teu parto (seja ele de que forma for)
  • Precisas de apoio no pós-parto para te poderes ligar ao teu bebé, amamentá-lo, descansar, seres alimentada e nutrida física e emocionalmente
  • Precisas conhecer intimamente o teu bebé para dares as melhores respostas às suas necessidades
  • Precisas de viver o pós-parto de forma tranquila e sã para que o teu bebé cresça bem e feliz
  • Precisas saber comunicar com o teu filho e saber como ele comunica contigo
  • Precisas de o educar com consciência e amor para criares um adulto feliz, saudável e divino

E eu posso ajudar-te com tudo isto!

Depois disto, ainda tens dificuldade em aceitar que mereces ter este acompanhamento? Por mais informada que sejas, por mais estável emocionalmente que estejas, por mais que a tua relação seja maravilhosa, tu MERECES ter este apoio.

É comum durante a gravidez ouvirmos muitos palpites, sugestões, verdades absolutas que afinal não passam de mitos e seguir pelo caminho do medo. Tu mereces viver a tua gravidez de uma forma descansada, tranquila, plena, aproveitando cada momento para te ligares ao teu bebé, para o nutrires e amares, para seres nutrida e amada.

Tu mereces viver a tua vida de forma empoderada, assumindo as tuas escolhas, a tua verdade e a tua intuição.

Da minha parte já sabes, estou totalmente disponível para embarcar nesta viagem contigo, com o teu bebé e com a tua família 🙂