Antes de um bebé nascer e, muito provavelmente associado ao síndrome da preparação do ninho, achamos que temos de ter tudo e mais alguma coisa para todas as necessidades que vão surgir. Corremos sites com listas prontas, compramos tudo e fazemos um “check” aliviado.
Bom, eu também fiz essa lista e partilhei aqui convosco. Algumas coisas que me foram oferecidas ou emprestadas e que aceitei, só agora, depois da experiência, vos posso dizer se foram e são importantes ou não.

Tenho notado que há algumas coisas que achei que iria usar muito e não estou a usar nada e outras, que achei que quase não usaria, estão a dar imenso jeito (este fica para um próximo post).

Hoje escrevo-vos então os “Essenciais” que não têm sido tão essenciais assim, para mim:

Almofada de  Amamentação – a nossa foi comprada no Aldi, numa oportunidade que achei valer a pena. A verdade é que é tão grande que não dá jeito . Para além disso, habituei-me, erradamente, a amamentar sem apoi nenhum e não sinto falta de uma almofada específica. Às vezes, se preciso de apoio, coloco uma almofada normal dobrada ao meio para ficar mais alta e já está.

Soutiens de Amamentação – comprei apenas dois e bastante simples porque não tinha a certeza se os usaria ou não. Não costumo usar soutiens no meu dia a dia mas, com a amamentação e nesta fase, não sabia se iria precisar. A verdade é que não uso. Prefiro muito mais ter mais tops de algodão e usar por baixo das camisolas/camisas do que usar o soutien. Sinto as mamas muito presas com o soutien e não gosto dessa sensação. É certo que o meu peito é pequeno e não sinto qualquer desconforto com o peso das mamas. Talvez por isso, também, não sinta necessidade nenhuma do soutien.


Conchas de Amamentação – Nos primeiros dias senti muita necessidade das conchas. Os mamilos estavam tão sensíveis que era um grande alívio saber que tecido nenhum iria tocar essa zona. No entanto, as conchas, comigo, trouxeram-me um início de engurgitamento mamário e não demorou nada a colocá-las de lado. Ainda bem que me foram emprestadas porque teria sido dinheiro muito mal empregue.


Purelan (Lanolina) – No primeiro dia em casa fomos a correr à farmácia porque eu “precisava” de Lanolina para os mamilos. Levei apenas uma amostra para a maternidade e quando acabou senti que tinha de ter. No entanto, percebi que com o meu leite a sensação era muito mais agradável do que ficar com o mamilo, mesmo que fosse pouco tempo, húmido pela pomada. Assim, deixei de usar também nos primeiros 3 ou 4 dias. 


Alcofa de verga – Esta eu já estava à espera que fosse mais “fetiche e mimoquice” do que necessidade. Foi a alcofa do meu marido e cunhada e por isso, para além da questão estética de ver o meu recém-nascido numa alcofinha de verga, tinha (e tem) muito valor sentimental. Nas primeiras semanas usamos muito na sala com o ninho lá dentro e na casa de banho também. Mas apenas isso. Se não a tivéssemos teríamos deitado o Vasco, dentro do ninho, directamente no sofá ou com uma mantinha mais grossa no chão da casa de banho.

Bodys interiores de manga curta – Como o Vasco nasceu a meio de Outubro, não usei nenhum body com manga curta, apenas manga comprida. Mas isto depende inteiramente da estação do ano em que cada bebé nasce, claro.

Toalhas de banho – As toalhas que temos foram todas oferecidas e, juntamos umas 5. É verdade que as toalhas de bebé com capuz são muito úteis mas, no nosso caso, 5 é um exagero. Usamos normalmente 2. Enquanto uma está a lavar, está a outra a uso. E é suficiente.

Como vêm, ter uma lista inicial já bem filtrada faz com que não haja grande desperdício no final. A maioria das coisas que achei pouco relevantes têm a ver com a amamentação e com a minha dinâmica.

Esta é apenas a minha experiência e esta partilha serve para vos lembrar que, antes de termos um bebé, somos levadas a crer que há um sem número de itens “essenciais” e que isso não tem de ser verdade para todas nós.

No próximo post conto-vos os “Essenciais” que têm sido mesmo essenciais. (Alguns que eu já adivinhava que seriam, outros nem por isso!)

imagem retirada de
https://www.babycenter.com/0_baby-products-must-haves-for-the-first-year_59.bc