O Pós-Retiro de Pré-Concepção

Aconteceu! E se custou para acontecer 🙂

Venho contar-vos como foi todo o processo até acontecer, como aconteceu e como foi tão curador tal e qual da forma que foi.

Já sabem que o convite chegou no início deste ano, em Janeiro de 2018. Nunca tinha co-criado nenhum retiro nem organizado um evento com este formato. Tudo foi novo e naturalmente, trouxe desafios especiais.

Onde me senti mais desafiada foi no Marketing e Divulgação. Porque para mim é tão claro a importância deste trabalho, faz tanto sentido que, parece-me que basta falar sobre isto, que as pessoas vão entender e sentir também. E claro que não é só isso.

Fazer este caminho ao lado da Ana João ajudou bastante porque sozinha teria desistido na primeira ou segunda adversidade em vez de ter ganho força e impulso para continuar, mais forte.

Era preciso encontrar um local disponível que nos preenchesse as medidas, nas datas que tínhamos estabelecidas. E essa parte nem foi difícil! Eu já tinha participado em dois retiros e sempre que imaginava este, imaginava a sala da Casa Raíz, as refeições preparadas pela Tereza e aquela envolvência natural. Falamos com a Tereza, vimos valores e condições, havia disponibilidade e reservamos. Primeira parte concluída com sucesso!

Depois veio a estrutura do Retiro. Eu moro em Sintra e a Ana vai estando entre Coimbra, Porto e Algarve. Encontrar-nos pessoalmente era o mais desafiante mas graças às novas tecnologias conseguimos reunir várias vezes e ir acertando cada detalhe, a seu tempo.

E paralelamente a isto tínhamos a divulgação do Retiro, a divulgação da Pré-Concepção, a escrita de artigos e posts, a partilha de vivências pessoais para conseguirmos chegar ao número máximo de mulheres e famílias.

Bom, a verdade é que na primeira data que tínhamos estabelecida para fecharmos inscrições não tínhamos inscritas suficientes. Alargamos a data, fizemos o nosso primeiro Directo no Instagram e Facebook (que foi um sucesso também!) e conseguimos chegar a mais pessoas. Tínhamos já conseguido comunicar com mais mulheres e sentir o seu interesse mas, por questões logísticas – ora filhos, ora formações nesse mesmo fim de semana, ora questões financeiras, nem todas as pessoas conseguiram inscrever-se. Olhando para o lado positivo – era óptimo sinal! As mulheres estavam de facto interessadas neste trabalho, disponíveis para o fazer mas, havia outras razões para não o fazerem. Pensamos em adiar. Talvez Setembro?! Teríamos mais 2 meses para continuar a divulgação e seria mais compensatório.

Bom, no fim-de-semana passado, anterior ao Retiro, falamos para decidir. Avançaríamos com as pessoas que tínhamos? Eram poucas mas totalmente empenhadas. E nós também sentíamos vontade de experimentar. Teríamos uma primeira experiência com um grupo mais pequeno. Podíamos pôr em prática tudo aquilo que estava nos nossos cadernos, na nossa mente e no nosso coração e concretizar. Todas sabiam que era a nossa primeira experiência, dariam um desconto para os possíveis erros que acontecessem. O foco seria sempre experimentar, materializar e melhorar para as próximas.

RetiroPreconcepcao Eira

Domingo, dia 10 de Junho, às 19h30 resolvemos que melhor mesmo, dado que ainda faltava uma interessada efectivar a inscrição, era adiar o Retiro. Qual não é o meu espanto quando, às 20h30 a Ana João me liga a dizer que a última inscrita tinha pago logo na Sexta-feira mas não tinha tido oportunidade de nos enviar a inscrição e o comprovativo. Afinal há?! Tantas emoções juntas, meu deus.

Sabíamos também que estas mulheres que nos chegaram “precisavam”, tal como nós, deste momento, nesta altura. Estamos a falar de Pré-Concepção. E no espaço de 2 meses, quem está a fazer por engravidar pode já estar grávida, quem está no início de gravidez estará já a meio da gravidez e realmente este era o momento escolhido por estas mulheres. Honremos isso 🙂 Avançamos!

Para nós era muito importante que acontecesse. O facto de não acontecer aumentaria a frustração, as dúvidas, a sensação de “não conseguir”. E a concretização traria a experiência de ter acontecido, com tudo o que isso implica.

Bom, Sexta feira viajamos até Avecasta em Ferreira do Zézere e voltamos Domingo, já ao final do dia.

Para primeira experiência, pessoalmente e como facilitadora, posso dizer-vos que foi Maravilhoso! O objectivo foi cumprido, trabalhamos a sério, profundamente (e ainda bem que foi um grupo pequeno!), fomos muito bem recebidas e nutridas pela Tereza (como já era de esperar) e a nossa fluidez e complementariedade como facilitadoras transmitiu segurança às participantes.

A cada intervalo/refeições olhavamos para o programa e ajustavamos o que achavamos que fazia mais sentido. Sempre com uma flexibilidade e foco que me impressionou. Não me senti tensa em momento algum e achei que cada tema que levamos, a forma como se proporcionou a conversa e a partilha foi exactamente como tinha de ser. (Como é sempre, na verdade :)).

RetiroPreConcepcao Quadro

O momento mais marcante para mim neste Retiro foi no Domingo de manhã, enquanto fazíamos uma dinâmica de Respiração no Lago Sagrado, com os pés dentro de água e o sol no corpo todo. Olhei à volta e tive a sensação de missão cumprida. De um lado vi um casal, unido, que se prepara para receber os seus bebés. Mais à frente uma mulher grávida no seu início de gravidez. Do outro lado uma mãe de dois que precisava de sentir se é o momento de receber o terceiro/terceira e mais ao lado uma mulher determinada que quer ser mãe solteira e luta, diariamente por isso.

RetiroPreconcepcao Emocoes

Emocionei-me tanto! Quantas pessoas estavamos a tocar com esta vivência? Aparentemente quatro. Mas não!! Cada uma tem companheiros, irmãos, mãe e pai, e filhos. Cada mulher daquelas leva para si, para a sua vida, novas perspectivas. Novas experiências e uma consciência mais alargada. O trabalho que fizemos este fim de semana não fica por ali. É só o início da Jornada.

Eu sinto-me abençoada, imensamente grata por se confiarem a nós e com a minha missão e propósito ainda mais definido.

P.S. E quando chegamos deste fim de semana, sabermos que há pessoas a perguntarem-nos quando fazemos novo Retiro e se já há data definida <3 QUE MARAVILHA!!