Falta pouco mais de uma semana para te inscreveres no Retiro de Pré-Concepção Consciente “O melhor de mim para te receber”. As inscrições terminam no dia 5 de Junho e o Retiro acontece pouco depois, no fim de semana de 15, 16 e 17 de Junho.

Este é um projecto muito querido que nasceu no princípio deste ano, em Janeiro, quando a Ana João Carvalho me telefonou depois de uma terapia que fez. “Tive uma ideia, não sei o que vais pensar disto mas, gostavas de co-criar um Retiro para Mulheres em Pré-Concepção?” “UAU!! Siiiiiiim!!!”

Não tinha ainda tido esta ideia e se a tivesse ia achar um passo demasiado longo para dar sozinha, por isso, talvez tivesse posto em stand-by. Mas assim, a duas, com as nossas motivações pessoais juntas e o apoio constante, não só era possível, como ia acontecer.

Neste momento estamos a 3 semanas do Retiro.

Cada mensagem que chega, email que recebemos, inscrição efectivada é uma alegria imensa.

Primeiro porque as mulheres estão despertas para a importância deste trabalho. Não só para si mas também para os bebés que chegam.

Depois porque a nível de realização pessoal e profissional, isto faz-nos mesmo muito sentido! Aliás, estamos a caminhar no sentido de tornar a Pré-Concepção tão banal (leia-se “essencial”) quanto a Preparação para o Parto.

Quanto mais cedo intervirmos nesta fase, melhores resultados teremos.

A concepção é com consciência do teu corpo, dos sinais do teu corpo, da vontade da tua alma, em respeito e amor por ti, pelo teu companheiro e pelo teu bebé que pode ser gerado naquele momento.

A gravidez é vivida com presença, com graça, benção e felicidade. Em vez de te sentires na montanha russa, desfrutas da viagem, de cada etapa, no momento presente, aproveitando e desfrutando de cada bocadinho. A ligação com o teu bebé é mais forte e a união entre o casal também.

O parto é mais suave. Tiveste tempo para te informares, para trabalhares o empoderamento e a confiança no teu corpo e no teu bebé. Tu sabes parir e o teu bebé sabe nascer. Rodeaste-te das pessoas que te transmitem segurança e confiança e que te espelham o teu poder e sabedoria interior. Cada bebé traz uma oportunidade de cura para todas as pessoas que estão presentes no parto. Se trabalhaste já em direcção a isso, se já olhaste para as tuas feridas, se já apaziguaste alguma zanga que possas ter trazido, o parto pode ser prazeroso. Uma viagem ao teu interior que não assusta mas encanta.

O pós-parto mais tranquilo e apoiado. O teu bebé teve uma gravidez tranquila, inspirada e elevada, um parto empoderado e humanizado e os pais disponíveis para ele no pós-parto. Com a sua comunicação trabalhada para que possam expressar as suas necessidades livremente e acolher as suas emoções. Para além disto, não estarão sozinhos. Tiveram, mais uma vez, tempo para criarem ligações durante a gravidez e criar uma rede de apoio. Com outros casais, com profissionais, com doulas, com CAM’s. Não estão sozinhos e sabem disso.

Quanto mais cedo agirmos, mais tragédias evitamos.

Se sabemos os efeitos que a Pré-Concepção e o início da Gravidez tem nos bebés – se foram planeados, desejados. Quem fez por estarem cá? A mãe ou o pai? Os dois juntos? Como reagiu a família quando soube? Com entusiasmo? Com medo? A mãe vivia em prosperidade ou em escassez? Com confiança ou excesso de cuidados? Como se estabeleceu a ligação com o bebé? Só depois das 12 semanas? Antes de engravidar?

O bebé sabe desde logo se é bem-vindo ou não. Sente. E essas marcas ficam nas memórias celulares. E dão origem a crenças e verdades absolutas para aquela criança que virá a ser adulto e que também trará crianças ao mundo.

Que diferença estás tu a fazer na tua família? Estás a compactuar com a história que trazes sem questionar, sem ajustar? Passando apenas o que te passaram? E é o mais correcto?

A humanidade está a evoluir. As crianças que nascem hoje não são as mesmas que nasceram há 20 anos. Os novos seres que chegam têm consciência mais elevada dos que os que já cá estão. Como vais lidar com isso?

Quando tencionas preparar-te para esta aventura que é a maternidade?

Com o nosso Retiro tens oportunidade de te preparar já.

Se tiveres alguma dúvida ou quiseres inscrever-te usar o email preconcepcaoconsciente@gmail.com <3

Temos todo o gosto em fazer este trabalho e, mais ainda, partilhá-lo contigo.