Dei de caras com este pensamento escrito por uma querida e linda mãe e lembrei-me de deixar aqui a resposta que daria a esta pergunta.
Nos bebés a capacidade de auto-regular a temperatura não está totalmente desenvolvida sendo por isso importante estar atenta aos sinais de hipo ou hipertermia.
Se avaliarmos a temperatura do bebé somente pelas extremidade, braços e pernas, vamos estar induzidos em erro uma vez que o organismo do bebé canaliza o calor para os órgãos vitais – coração, rins, cérebro deixando os “menos importantes” menos irrigados.

Para avaliar correctamente a temperatura do bebé devemos colocar a mão nas costas ou peito e se estiverem suadas ou húmidas o bebé está sobreaquecido.
Esta é uma informação simples e realmente importante porque o sobrequecimento do bebé pode ser uma das causas de morte súbita.
Assim, o bebé não deve dormir com edredón, apenas com 2 ou 3 cobertores simples e leves, roupa confortável e larga.
Uma óptima solução, e que eu apoio imenso como já sabem, é ter o bebé no colo com o pano ou sling. De preferência, sempre que possível, contacto pele com pele. Não há nada melhor do que a pele da mãe ou do pai para o bebé regular a sua própria temperatura 🙂

216 Comments