Ainda embebida em Oxitocina vos escrevo! 😀
Estive esta manhã em casa da minha querida amiga e irmã e recém-mamã A. e vim de lá com uma enorme vontade de escrever sobre isto, que é Ser Doula em Pós-Parto. 
Ser doula não é acompanhar durante a gravidez e parto? E no Pós-Parto o que faz a doula? O que faço eu? O que fiz, hoje, eu?
Tínhamos combinado que lá passava hoje, na primeira semana em que estaria sozinha em casa com o seu bebé já que o pai voltou ao trabalho.
De manhã disse-me que se sentia febril, cansada e só lhe apetecia dormir. Apetecia-lhe caldo miso e precisava dele para se recuperar. 

A minha missão hoje era, no mínimo, fazer-lhe o Caldo (ahah). Conseguimos que tomasse banho enquanto eu fiquei com o bebé e conseguimos também que dormissem os dois, mãe e bebé, uma horinha descansados. 
Enquanto o bebé dormia junto a mim, na cozinha, para a mãe dormir efectivamente descansada, consegui preparar o Caldo e ainda dar um jeitinho na cozinha – tirar a loiça da máquina e passar outra por água. 
Enquanto via o S. a dormir, tão descansado, enquanto espreitava a A. a dormir e enquanto me via ali, com mãos molhadas a descobrir os panos, os fósforos, os armários das loiças, sentia TAAAAAAANTA gratidão! Que privilégio poder contribuir para este bem estar!
Quando há 2 anos fiz formação de Sevadar e me inscrevi na Postnatal Support Network estava longe de imaginar o prazer que fazer parte desta rede, activamente, me dá.
Ser doula em Pós-Parto é estar disponível para o que for preciso. Exactamente para o que a mãe precisa para se sentir bem e capaz de cuidar do seu bebé. 
É preciso cortar-lhe as unhas porque ela não se sente muito confortável? 
É preciso tirar a loiça da máquina? Pôr roupa a lavar? 
É preciso ser o colo do bebé para que a mãe esteja uma hora descansada?
É preciso ser a boleia para a mãe ir apanhar ar?
É preciso ir à farmácia comprar qualquer coisa?
É preciso pão?
É preciso massagem?
É preciso mais dois olhos para o bebé porque isso traz tranquilidade à mãe?
É preciso ouvir?
É preciso dar colo para que a mãe possa chorar o seu cansaço e o seu desespero?
É preciso ficar com o bebé para a mãe ir namorar com o pai, meia hora?
O que tu, recém-mamã, precisas agora? Neste instante?
Eu estou aqui, disponível e entregue para ser essa ajuda que precisas 😀
Se vocês soubessem a alegria que sinto por ser esta pessoa, esta doula que vos ajuda, também, no pós-parto! 😀
Peçam ajuda. Mesmo que achem tonto, desnecessário. Mesmo que achem que podem fazer sozinhas. Sim, podem. Mas se pedir ajuda torna tudo mais fácil, porque não usufruir disso? Cuidem-se! Cuidem de vocês para poderem cuidar dos vossos bebés! 
Há uma série de mulheres disponíveis para vos ajudar, garanto-vos 😉
Se precisarem de Babysitting, Mamasitting  ou Doula Pós-Parto estou aqui! 😀

785 Comments