Olá, eu sou a

Sou doula de coração e por vocação. Sempre me deslumbrei com a gravidez, a maternidade e os bebés e quanto mais relembro os conhecimentos e a sabedoria que trago em mim, mais apaixonada fico por esta fase da vida em que doamos a vida.

Sobre fazer Yoga na Gravidez

imagem-conscious-pregnancy

 

Tenho cá para mim que este post vai responder a uma dúvida de muitas mulheres grávidas.

Muitas vezes, sentes vontade de experimentar algo novo, mas o dia a dia vai-te levando para outros compromissos, outros horários, outros caminhos e assumires a tua vontade e ir, de facto, experimentar, vai ficando para último plano.

Quando efectivamente a gravidez chega, as prioridades vão sendo reorganizadas e o teu corpo, o teu bem-estar e o teu bebé assumem o topo da lista. Então, nesta altura sentes que é a altura de praticar yoga. De experimentar o que já estás para experimentar há tanto tempo. E é aqui que surge a dúvida: “Mas eu nunca fiz yoga. Não devo poder começar durante a gravidez…”

Pois, é sobre isto que venho falar 🙂

Nas primeiras 12 semanas de gestação o corpo está a acolher o teu bebé e o teu bebé está no início da sua formação. Nesta altura o corpo deve ser altamente respeitado, não só a nível físico, mas também na alimentação e hábitos. É tudo muito frágil ainda e, se não te sentes confortável para iniciar uma prática nesta altura, deves respeitar-te!

Depois disso, estás sempre a tempo de iniciar a tua prática de Kundalini Yoga. (Só posso falar desta corrente porque é a única que conheço!) Todos os exercícios de Kundalini Yoga para Grávidas são desenhados para esta fase da vida da mulher. As aulas foram adaptadas por Yogi Bhajan para as Grávidas. Não há exercícios de tensão abdominal, não há exercícios de impacto nem há posições invertidas.

Cada exercício faz parte de uma série de exercícios que foi dada especificamente para estas mulheres.

Os benefícios são tantos, mas tantos, que não vale a pena perderes esta oportunidade porque é a tua primeira vez a praticar Yoga.

É curioso até, que muitas mulheres sintam este chamamento para praticar yoga precisamente quando estão grávidas. Há uma vontade da alma (da mãe e do bebé) para se conectarem mais ainda.

Então, aproveita esta fase da tua vida para experimentar algo novo. E experimenta apenas. Esse é o primeiro passo. De acordo com a forma como te sentires nessa experiência, podes querer continuar ou não. Mas experimenta. Experimenta sem medo 🙂

As aulas de Kundalini Yoga para Grávidas existem no centro de Lisboa e em Sintra, e, a partir de Abril, em Benfica e Oeiras.

Vê tudo aqui: http://catarinagaspar.com/kundalini-yoga/

Qualquer questão específica que tenhas, pergunta-me! 😀

Se gostaste deste post, também vais gostar destes: