No Natal de 2010 pedi um livro especial. Tinha visto algures à venda e chamou-me a atenção. Recebi-o, comecei a lê-lo e e Fevereiro de 2011 a minha vida mudou.
O livro chama-se “Trata a vida por tu” e é do Daniel Sá Nogueira. É um livro de coaching que me ajudou muito na altura e continua a ajudar. Foi através desse livro que aprendi, primeiro de tudo, a olhar para a minha vida e para cada área dela e, depois, definir objectivos, escrevê-los e correr atrás. Com o objectivo máximo, sempre, de tratar a vida por tu 🙂
Uma das ferramentas que aprendi com esse livro e que uso frequentemente no meu dia-a-dia foi desenhar a Pizza da Vida. Da minha vida.
Aqui têm um exemplo:
Como podem ver, há 4 grandes áreas: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de vida. E dentro destas, 3 em cada área.
Antes de definir o caminho que queremos seguir, convém sabermos onde estamos. Como é a tua vida neste momento? Divide cada fatia da tua pizza em 10 segmentos e preenche de acordo com a tua satisfação. A nível amoroso, como estás? De 0 a 10? Marca na tua pizza e pinta. E faz isso para cada área. No final, observa o resultado. Em que área está mais feliz e menos feliz? Tinhas noção disso?
Agora que sabes onde estás neste momento, é mais fácil identificar o que precisas melhorar.
O que costumo fazer em cada passagem de ano é levar um caderno e uma caneta, retirar-me para um local sossegado e silencioso em que possa estar apenas comigo e escrever os meus objectivos por área para o novo ano. Há uma regra importante quando escrevemos objectivos que é ser altamente específica. Por exemplo, “ter mais saúde” não funciona. O que isto significa? Se for “Fazer exercício físico, pelo menos 30 minutos, 3x/semana” sim. É claro, objectivo, específico e atingível. Também não vale a pena escrever objectivos idílicos completamente fora. Acredito que todos os sonhos são concretizáveis, mas para isso, há com certeza objectivos bebés que, passinho-a-passinho, levarão à concretização do grande sonho.
Então vamos lá:
- Saúde
- Desenvolvimento intelectual
- Equilíbrio emocional
- Realização e propósito
- Dinheiro
- Contribuição social
- Família
- Relação amorosa
- Vida social
- Criatividade, hobbies e diversão
- Plenitude e felicidade
- Espiritualidade
No fim, guarda os teus objectivos e volta a escrevê-los regularmente. Podes até criar vários objectivos para cada área. O grande objectivo é que te mantenhas focada, orientada no teu caminho e canalizes a tua energia e projecção mental para o que é preciso fazer para que os teus objectivos sejam cumpridos.
Agora vou preparar-me para a grande festa de logo à noite, caseira, saudável, amorosa e divertida. Como eu tanto gosto.
Até para o ano!!