
Sabe-se que no final da gestação, existe 3 a 4% de bebés que se encontram pélvicos e destes, 90% nascem de cesariana.
É importante saber que, antes das 28 semanas, 25% dos bebés são pélvicos e pelas 32 semanas, apenas 7% continuam pélvicos.
Isto significa que até às 36 semanas (e mesmo depois) nada é totalmente definitivo e um bebé que se apresente pélvico pode ainda dar a volta. (E vice-versa).
O medo que está por trás do parto pélvico, tem muito a ver com isto:
Quero partilhar convosco também que há algumas formas de ajudar o bebé a dar a volta, para que se coloque em posição cefálica. São elas:
> Acupunctura
> Versão cefálica externa
> Exercícios físicos e corporais que estimulam o bebé a dar a volta
Ou seja, o bebé estar pélvico não determina, à partida, um parto por cesariana. Para além de haver estratégias e ferramentas que ajudam muitas vezes a que o bebé dê a volta, há ainda a opção de parto pélvico vaginal.
Procurem informação, procurem profissionais que se sintam confortáveis para ajudar nesse processo e que confiem realmente que o parto pélvico é como os outros, com particularidades com certeza, mas não inexistente 🙂
E vejam também se descobrem medos escondidos e fortes que façam com que o vosso bebé não “queira” dar a volta 😉
É bom estar de volta!
Até já*